fbpx

Japão: saiba tudo sobre as oportunidades de carreira em empresas de tecnologia no país

Combinando tecnologia de ponta e a presença de importantes multinacionais do setor, o Japão oferece oportunidades incríveis para quem quer atuar na área de Tecnologia. Berço de invenções que marcaram época no mundo como o rádio de pilha, VHS, o DVD e a câmera de celular, o Japão possui universidades com ensino de excelência, que visam ajudar os alunos a construírem carreiras internacionais nas áreas de Engenharia e Tecnologia.

Instituições como a Kyoto University of Advanced Science (KUAS), parceira da YES Intercâmbio no Japão, possibilitam que os alunos internacionais ingressem no mercado de trabalho local com um currículo competitivo. A KUAS oferece o programa de Engenharia em inglês, formando profissionais em áreas como Elétrica e Mecânica, que são as mais requisitadas pelas empresas do entorno de Kyoto. Multinacionais, referências no mundo da tecnologia, como a Nintendo, Screen e Nidec são algumas das companhias presentes lá.

Quer saber mais sobre as oportunidades para estudantes de Engenharia no Japão? Veja abaixo mais informações.

Sumário

Por que o Japão é referência na área de Tecnologia?

A tradição no desenvolvimento da tecnologia de ponta nas últimas décadas fez com que o Japão se tornasse um dos países mais competitivos neste setor. Ligado diretamente ao desenvolvimento do setor fotográfico no mundo, o Japão tem investido cada vez mais em desenvolver e aprimorar dispositivos ligados aos meios de comunicação, games a automotivo. 

Por que estudar Engenharia no Japão?

O Japão pode ter uma pequena área territorial se comparado ao Brasil, mas é a terceira maior economia do mundo e é o número um global em relação a robôs em operação. Estes dois fatos só se tornaram possíveis pelo incrível investimento do país na área tecnológica e engenharias e, por isso, o mercado é extremamente bem desenvolvido e oferece inúmeras oportunidades para profissionais da área.

Com um campus recém inaugurado, a Kyoto University of Advanced Science busca desenvolver mão-de-obra qualificada para as empresas da região, com ensino de excelência e fazendo os alunos colocarem em prática o que aprendem em sala de aula.

Além disso, o Japão possui ótimos benefícios: é dos países mais seguros do mundo, tem uma ampla comunidade brasileira, que conta com 190 mil brasileiros, e é uma das cinco maiores economias do mundo, de acordo com dados divulgados em abril de 2021 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Quais são as empresas de tecnologia presentes no Japão?

O Japão é a casa de diversas grandes multinacionais de renome no mundo tecnológico como Toyota, Mitsubishi e Sony. Em Kyoto estão presentes marcas como a Nintendo, empresa mundialmente conhecida no mundo dos jogos, e a Nidec, empresa referência dentro do mercado de motores elétricos e coolers para computador.

Qual é o diferencial no currículo do engenheiro que se forma no Japão?

Segundo dados disponibilizados pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) existem atualmente no Brasil mais de 600 mil engenheiros e a cada ano 40 mil novos engenheiros se formam e tentam ingressar no mercado de trabalho. Apesar da valorização social e profissional de engenheiros no Brasil, sendo um dos profissionais mais bem remunerados dentro do país, criamos um mercado exigente em relação à qualificação profissional, fazendo difícil entrar nele possuindo apenas uma graduação e uma língua estrangeira. Portanto a graduação internacional é um dos caminhos por qual é possível alcançar a qualificação profissional exigida pelas empresas dentro e fora do Brasil.

Adquirir mais uma língua estrangeira também é uma vantagem. Os alunos internacionais da KUAS, por exemplo, podem estudar a língua japonesa durante o seu curso de graduação sem custo adicional.

Além disso, a experiência internacional também causa grande impacto na hora da contratação de um engenheiro, visto a qualidade de ensino das universidades no Japão e também o mercado competitivo, onde o estudante terá a oportunidade de atuar.

 

Como o aluno internacional tem acesso as oportunidades de carreira no Japão?

Com um mercado de Tecnologia desenvolvido, as empresas no Japão necessitam de profissionais qualificados em seus times e um dos diferenciais dos alunos internacionais é o domínio de línguas estrangeiras, possibilitando que a comunicação com diversos países. Além disso, o conhecimento e a vivência em culturas distintas, torna esse profissional mais adaptável e flexível.

Facilitando o acesso do aluno internacional ao mercado, a KUAS oferece o Projeto Capstone, que possibilita aos alunos realizem trabalhos em grupos para solucionar problemas reais para mais de 50 empresas japonesas parceiras da universidade. Desta forma, o estudante consegue desenvolver habilidades comunicativas e ter contato com a realidade profissional.

Além de tudo isso, a universidade também oferece acompanhamento de carreira por profissionais da área, que irão guiar o aluno e tirar suas dúvidas sobre o mercado de trabalho. Os estudantes também possuem horários flexíveis e permissão para trabalhar meio período, 28 horas semanais, enquanto estiverem cursando na universidade.

Qual é o salário médio no Japão?

A média salarial japonesa muda dependendo da região e da idade. O salário médio para o primeiro ano do recém-formado é de 3.000.000 ienes, que é cerca de R$ 113.000 ou USD 24.300.

Quanto custa estudar no Japão?

Na Kyoto University of Advanced Science, o curso de Engenharia custa aproximadamente USD 12.000 por ano de estudo. Já a pós-graduação tem valores em torno de USD 6.000 por ano. Além disso, por meio da parceria com a YES Intercâmbio, os estudantes, que atenderem o perfil acadêmico da instituição podem ter acesso a bolsas parciais para fazer sua graduação ou pós-graduação na KUAS.

Quer saber mais sobre estudar no Japão? Entre em contato com a YES Intercâmbio.

Translate »