fbpx

Canadá: saiba tudo sobre as carreiras em alta demanda no país e como ingressar no mercado de trabalho

As oportunidades de emprego no Canadá vêm crescendo a cada ano. Com a pandemia diversos setores passaram por transformações e desafios, emergindo no país a necessidade de profissionais em novas áreas para impulsionar a economia do pós-covid. De acordo com levantamento da empresa de soluções em recursos humanos Randstad, entre os principais empregos em alta no Canadá em 2022, estão: desenvolvedor, gerente de Marketing, gerente de projetos de TI, atendimento ao cliente, entre outros.                  

Sumário

Pensando na demanda de mercado, as instituições de ensino canadenses oferecem cursos que preparam alunos internacionais para ocuparem essas vagas de trabalho. O Pacific Link College, parceira da YES Intercâmbio, por exemplo, oferece diversos cursos de um a dois anos em áreas de trabalho requisitadas no país, com possibilidade de o aluno realizar estágio remunerado em sua área de estudo. O Pacific Link possui dois campi na província de British Columbia no Canadá, nas cidades de Burnaby e Surrey, ambas na região metropolitana de Vancouver. Quer saber mais sobre como se preparar para atuar no mercado de trabalho canadense? Veja mais informações abaixo.

 

Como é possível se preparar para ingressar no mercado de trabalho canadense?

Os colleges canadenses oferecem programas voltados para o mercado de trabalho, com cursos práticos e com duração mais curta, o que agiliza e facilita o aluno a conseguir um estágio ou emprego no país.  O Pacific Link College oferece cursos nas áreas de Mídias Digitais, Tecnologia da Informação e Comunicação, Turismo Hotelaria, Gestão de Negócios de Hospitalidade e ainda Cuidado de Crianças e Assistência à Linguagem, todos com estágio remunerado obrigatório. 



Que tipo de suporte o estudante internacional recebe no Canadá para conseguir um emprego?

As instituições de ensino canadenses costumam auxiliar os estudantes para conseguirem seu primeiro emprego no país. O Pacific Link College, por exemplo, oferece aos seus estudantes aconselhamento para entrevistas de emprego e preparação de currículo. Além disso, a instituição oferece aulas de inglês gratuitas nos dois primeiros meses de curso, ajudando o aluno a aprimorar o idioma,  além de aulas três vezes na semana, dando maior flexibilidade ao horário dos alunos.

Quantas horas o estudante pode trabalhar no Canadá e qual é o salário mínimo no país?

O aluno que cursa um programa de período integral pode trabalhar até 20h semanais e, durante as férias, pode trabalhar por 40h semanais. Já o salário mínimo no Canadá varia de acordo com a província. Em British Columbia, onde se encontra a Pacific Link College, é de CAD 15,20 a hora.  

Quando é iniciar um programa de estudos no Canadá?

Cada instituição de ensino tem uma data de início diferente. A maior parte das instituições tem os meses de agosto e setembro como os principais períodos de entrada no curso. Já o Pacific Link College oferece uma oportunidade mais flexível ao estudante, pois o aluno pode ingressar em seu curso nos 12 meses do ano. 

É possível permanecer no país após o estudo?

No caso de colleges públicos, alunos de cursos com duração de 9 meses a 2 anos têm direito a solicitar o PWGP, que é uma permissão de trabalho pós-estudo. No caso dos colleges privados como o Pacific Link College, os alunos de alguns cursos de 2 anos podem transferir créditos para alguma das instituições públicas com as quais o college possui parceria, e assim ter direito a solicitar o PGWP após finalizar.

Os pré-requisitos de idiomas do Pacific Link College são flexíveis, facilitando a entrada de estudantes internacionais que ainda precisam aprimorar o inglês. Quer saber mais sobre estudo e trabalho no Canadá? Entre em contato com a YES Intercâmbio.

Translate »